WORKSHOP BENEFICIENTE SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SEM GLÚTEN

Então, de volta em Dezembro, fui para o Brasil de férias por 3 semanas. Nós geralmente dividimos o período lá, entre Rio Grande do Sul e Espírito Santo. No entanto, desta vez, como passamos mais dias no Sul, em Barra Funda onde minha família mora, decidi, 2 meses antes da minha ida, colocar em prática um projeto antigo. Um workshop sobre alimentação saudável e sem glúten visando conscientização sobre a doença celíaca na região e também arrecadar fundos para uma organização de caridade local chamada Lar da Menina.

A organização acolhe meninas com idade entre 5-16 anos, principalmente em situação de risco e vulnerabilidade social, e oferece atividades recreativas, educacionais e culturais gratuitas, no turno oposto ao período escolar. O objetivo da organização é integrar e socializar crianças e adolescentes, garantindo os direitos fundamentais, como a proteção e segurança na sociedade em que vivem. Além do trabalho feito, a organização de caridade também oferece apoio, orientação social e educacional para os pais das meninas.

WORKSHOP MY DELISHVILLE

Era também um desafio já que tinha que organizar tudo daqui do Reino Unido pois só chegaria na cidade um dia antes do evento. Entrei em contato com a Consuelo Pasqualotto Poloni, uma amiga que mora em Sarandi, segue uma dieta sem glúten e a convidei para participar deste projeto. Ela prontamente disse sim e ficou bem animada e, entao, apartir daí começamos a organizar tudo via e-mail e mensagens no whatsapp.

Sou uma pessoa motivada e intensa, que gosta de mover tudo rapidamente e  sorte a minha que Consuelo é muito proativa e despachada. Fiquei responsável por desenvolver receitas para o workshop, pesquisar sobre produtos sem glúten confiáveis e contatar empresas que tenham uma reputação muito boa entre a comunidade celíaca no Brasil. Quem tenham compromisso com responsabilidade social  e entao, convidá-las a se juntar a nós neste projeto lindo, doando ingredientes para o workshop, sacola de brindes e coquetel de encerramento já que,  todo o dinheiro seria doado para o Lar da Menina.

Consuelo foi responsável pelo espaço do Worskhop, marketing e encontrar apoio local. Fomos logo surpreendidas com uma resposta positiva de muitas empresas. Em meados de novembro já tínhamos tudo o que precisávamos afim de tornar este evento um sucesso. A Sabor Natural, loja de produtos naturais da cidade,  juntou-se a nós doando alguns dos ingredientes e ficou responsavel pelas inscricoes do workshop.

Com o apoio dos jornais locais e revistas, Jornal A Região, Folha da Produção e Revista Espelho, tivemos vários artigos falando sobre a doença celíaca, dieta e receitas sem glúten nas semanas que antecederam o evento.

WORKSHOP MY DELISHVILLE

1505355_10153137060382142_7082148861648658886_n

Um dia antes do evento, eu e Consuelo passamos manha e tarde verificando todos os ingredientes enviados pelos patrocinadores: Sem Glúten Alimentos, Carob House, Nazinha, Agtal / Enova Foods, Monama, Seu Divino, Finococo, Damas Detox, Bob’s Red Mill Brasil. Coletamos os legumes e frutas doadas pela Fruteira Texas, enchemos a geladeira com copinhos água mineral doados pelas Águas Minerais Sarandi juntamente com as garrafas de espumante Moscatel doadas  pela vinícula Don Gentil.

Tivemos as sacolas de brindes doadas pela Peregrino Malhas e Confeccoes e o booklet de receitas impresso pela  VS Informatica.

Começamos a lavar, cortar, medir, pesar e separar os ingredientes, organizar algumas das receitas para o coquetel de encerramento e no final do dia estávamos exaustas, mas ainda ansiosas e muito animadas.

Também tive apoio incrivel de Ester Benatti, que conhecia apenas virtualmente e que contribui muito para a comunidade celíaca no Brasil. Ela veio de Porto Alegre especialmente para nos ajudar no evento e, já bem  cedo na manhã de sábado nos encontramos no Rádio Sarandi para falar por 1 hora sobre a doença celíaca e dieta sem glúten, entrevista esta conduzida pelos acolhedores e simpáticos Luiz Fernando Giovanini, Leonardo Portolan e Felipe Laudyr Concatto.  

Após o programa segui para Lar da Menina, onde o workshop seria realizado e Ester foi ao Radio Minuano para outra entrevista sobre a doença celíaca.

Consuelo e Queila já estavam no Lar da Menina organizando as coisas. Troquei de roupa, coloquei meu avental e touca, e animadamente dei inicio ao dia maravilhoso. Mais tarde, Ester e minha amiga Elis, começaram a organizar as 35 sacolas de brindes  com deliciosos produtos doados por nossos patrocinadores.

WORKSHOP MY DELISHVILLE

Estavamos esperando mais pessoas para ajudar, mas elas não apareceram e meu coração começou a bater mais rápido. Ainda tinha muitas coisas para serem feitas, mas por sorte, a doce Ana Pasqualoto que somente iria nos ajudar a tarde veio na parte da manhã também. Dei a ela toda a responsabilidade para o coquetel de encerramento. Ela seguiu minhas receitas e instruções e, graças a sua liderança e habilidades culinárias fez um trabalho maravilhoso.

WORKSHOP MY DELISHVILLE

Entao, as 15h, em uma tarde ensolarada de sábado estávamos prontas e ansiosas para acolher 25 pessoas interessadas em aprender um pouco sobre culinária sem glúten. Todas vieram com um grande sorriso no rosto e foi uma oportunidade para mim rever algumas das pessoas que conheço há anos, outras que eu só conhecia através das redes sociais e também novos rostos.

WORKSHOP MY DELISHVILLE

12371141_10153122140047142_584160263315847402_o

Cada um recebeu um avental e água doados pelas Águas Minerais Sarandi, touca e um booklet de receitas. Consuelo abriu o evento dando boas-vindas aos alunos e Ester deu uma excelente explicação sobre doença celíaca.

WORKSHOP MY DELISHVILLE

WORKSHOP MY DELISHVILLE

A mim coube o resto, falar sobre as farinhas sem glúten, fazer algumas demonstracoes e então seguimos para a cozinha para dar inicio a aula pratica.

WORKSHOP MY DELISHVILLE

WORKSHOP MY DELISHVILLE

Dividimos em 5 grupos e cada grupo fez 4 deliciosas receitas. Fizemos a baguette e com mesma massa fizemos focaccia e pizza. Fizemos uma segunda receita de massa de pizza que pode ser assada com antecedência e congelada; fizemos um pão proteico e o brownie de feijão.

WORKSHOP MY DELISHVILLE

Ester, Consuelo, Queila e Tatiana me ajudaram a controlar o tempo, fornos, entrega de ingredientes, arrumação e limpeza e assim eu poderia gastar o tempo passando por cada grupo e responder as perguntas e certificar se tudo estava funcionando sem problemas e de acordo com o nosso cronograma.

WORKSHOP MY DELISHVILLE

WORKSHOP MY DELISHVILLE

A atmosfera era brilhante, com pessoas engraçadas e muito animadas. Eu aproveitei cada cada minuto e entre uma receita e outra degustamos pizzas e focaccias recém-assadas ​.

WORKSHOP MY DELISHVILLE

 WORKSHOP MY DELISHVILLE

Foi muito gratificante.

 Após 3 horas de aula prática era hora de provar não só o que fizemos,  mas também alguns dos produtos doados pelos patrocinadores,  as receitas que fizemos para o encerramento, juntamente com um delicioso vinho espumante Moscatel doado pela vinícula Don Gentil  para fechar com chave de ouro.

WORKSHOP MY DELISHVILLE

WORKSHOP MY DELISHVILLE

moscatel

Foi muito bom ver as pessoas apreciando e conversando sobre como elas estavam felizes com o que aprenderam no workshop. A maioria delas estavam surpresas com os resultados da culinária sem glúten. O workshop serviu também para mostrar que podemos sim ter comida deliciosa, saudável  e livre de glúten.  

As 20:00 chegou a hora  de entregarmos a cada participante a sacola de brindes  repleta de produtos deliciosos. E, com um grande abraço fechamos o evento.

WORKSHOP MY DELISHVILLE

WORKSHOP MY DELISHVILLE

Era hora de embalar e arrumar tudo. Eu ainda estava com minhas baterias super carregadas. Graças ao apoio que recebemos, tudo correu de acordo como planejamos.

Gostaria mais uma vez, de agradecer enormemente todas as pessoas que nos apoiaram para tornar este projeto uma realidade. Aos meus amigos do facebook e aos leitores queridos pelo carinho e divulgação sobre o Workshop, a minha amiga Consuelo por toda a sua ajuda e apoio desde o primeiro dia, ao Lar da Menina pelo espaço, a Queila, Tatiana, Anna, Elis, e Ester pela ajuda antes e durante o evento. As rádios, jornais e revistas Radio Sarandi, Radio Minuano, Jornal A Regiao, Folha da Producao e Revista Spelho por nos ajudar nessa linda tarefa de divulgar sobre a doença celíaca, a VS Informatica pela impressão dos booklets e a todos os patrocinadores Sem Glúten Alimentos, Bob’s Red Mill Brasil, Carob House, Nazinha, Agtal/Enova Foods, Monama, Seu Divino, Finococo Organicos, Damas Detox, Fruteira Texas, Sabor Natural, Aguas Minerais Sarandi e Vinhos Don  pelo apoio atraves das doacoes de produtos e ingredientes, sem os quais nao poderiamos fazer com que este projeto pudesse se tornar uma realidade e assim levar uma mensagem de conscientização sobre a doença celíaca na região. A ajuda também contribuiu para que pudéssemos angariar fundos doando todo o dinheiro recebido para Lar da Menina.

Compartilhe: Email this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on Google+Share on LinkedInShare on StumbleUponShare on TumblrShare on RedditShare on Yummly

Comments

  1. Claudia says

    Parabéns, parabéns, parabéns. Vc é uma pessoinha muito especial Leila. Te admiro. Sucesso sempre é que outro a workshops venham em tds as vezes que vc estiver por aqui. Grande abraço.

  2. Ivana says

    Leila, obrigada por dividir conosco o resultado do evento! Fiquei imaginando por muitas vezes como é participar de algo assim: aula culinária sem glúten. Espero que outros exemplos como este possam ocorrer pelo Brasil. Que a solidariedade possa disseminar-se, assim como também a sensibilização das pessoas sobre a doença celíaca e outras desordens relacionadas ao glúten. Super beijo pra você, Ester e demais pessoas envolvidas no evento. Parabéns.

  3. Fernanda says

    Leila, parabéns pelo evento! Te acompanho desde o antigo blog e te admiro por conciliar tudo com maestria. Adoro tuas receitas! Continue sempre assim!

  4. Beth says

    Ahhh, Parabens!! Que post motivante! Adorei as fontos e senti a energia boa daqui. Parabens pela iniciativa. Beijocas e sucesso sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>