Uma visita ao restaurante Core de Clare Smyth em Londres

Em uma bela casa em estilo Vitoriano situada na Kensington Park Road, uma das mais prestigiadas ruas do bairro Notting Hill em Londres e próxima a Westbourne Grove, você encontrará o Core, um elegante e fino restaurante que serve pratos britânicos sazonais.

Restaurante Core

Este foi o lugar para o qual fomos em uma das noites frias do mês de Janeiro e com previsão de muita neve para o dia seguinte. O restaurante foi inaugurado em Agosto de 2017 e é o primeiro empreendimento solo de Clare Smith, a primeira chef britânica a receber e manter três estrelas Michelin no Reino Unido durante o periodo em que comandou o restaurante do Gordon Ramsay em Chelsea.

Clare, que também foi a chef responsável pelo cardápio da recepção do casamento do duque e da duquesa de Sussex, Harry e Meghan, recebeu um MBE (Membro da Ordem do Império Britânico) em 2013 por serviços prestados para o setor de gastronomia e foi nomeada a melhor chef mulher na premiação dos 50 melhores restaurantes do mundo de 2018. Não seria surpresa dizer que o Core já recebeu duas estrelas Michelin.

Olhando para o exterior do restaurante, as cores, a iluminação, o logotipo, as fontes e a sinalização, pude sentir que tipo de experiência eu provavelmente teria ali. Ao entrarmos, nos deparamos de imediato com um bar elegante, moderno com uma a decoração que segue uma paleta nas cores amêndoa, dourado, beringela, cobre e, ali, começou a nossa noite com um coquetel e deliciosas amêndoas toastadas e defumadas.

Restaurante Core

 Restaurante Core

Ao sair do bar e caminhar em direção à sala de jantar, há um espaço semi-privado com uma grande mesa que oferece a quem estiver jantando ali a melhor vista da cozinha, separada apenas por uma parede de vidro.

Restaurante Core

 Logo em seguida fomos cumprimentados por Clare e, da cozinha recebemos um sorriso da sua simpática equipe. A sala de jantar é decorada em cores suaves seguindo a mesma paleta de cores do bar. As mesas recentemente adquiridas e revestidas em couro na cor bege claro, estao bem distribuidas deixando espaço suficiente para proporcionar privacidade aos clientes. Nas paredes algumas obras e estantes de madeira clara expoem alguns objetos que revelam o gosto e a personalidade de Clare. Restaurante Core

Restaurante Core

Nossa degustação começou com um par dos mais surpreendentes amuses-bouches que chegaram antes mesmo que tivéssemos decidido qual o menu, uma escolha de três, cinco ou dez pratos para degustação. Para beber, optamos por um Chianti da extensa e nao surpreendente e ‘salgada’ carta de vinhos.

Restaurante Core

Gougères de queijo e cebola, gelatina de enguia com algas tostadas e vinagre de malte, asa de pato crocante e defumada, parfait de foie gras

Uma seleção bem interessante com a presença de um dos símbolos da gastronomia francesa , o foie gras.

Eu não sou fã de pato mas me rendi as asinhas que estavam deliciosas.

Restaurante Core

 Tartar de Vieira com consommé de vegetais do mar

Um prato deslumbrante e elegante. Fresco e cheio de sabor .

 Restaurante Core

Batata Charlotte com ovas de arenque e truta e molho beurre blanc dulse

Então veio a batata Charlotte. Uma pequena batata servida com um delicioso molho beurre blanc, decorado com ovas de arenque (também conhecido no Sul do Brasil como Hering) e truta, intercaladas com batata crocante de sal e vinagre. Uma combinação de ingredientes simples, provando que não há necessidade de ingredientes caros ( como o caviar por exemplo) para criar um prato delicioso. Eu me perdi completamente neste prato e para mim considero como a verdadeira estrela do menu.

Restaurante Core

Filé de raia com camaroes, acelga e molho de manteiga noisette

Filé de raia (ou arraia) com molho manteiga noisette (escura) é um clássico e a bela apresentação desse prato leva este peixe simples e de boa qualidade a um nível superior.

Restaurante Core

Cenoura com cordeiro assado e iogurte de ovelha é outro prato famoso do Core. A cenoura é cozida em um caldo de cordeiro, alecrim e alho, e entao é decorada com cordeiro assado, iogurte de leite de ovelha, pesto e molho. Para acompanhar pãezinhos recheados com cordeiro.

Restaurante Core by Clare Smith

Pato e uvas vermelhas, tomilho, mel, pimenta Timut

 Se eu tivesse que escolher cada prato do menu e eu talvez pularia o pato e entao perderia a oportunidade de degustar esse pato bem executado, levemente rosado por dentro e com uma camada de gordura crocante que derrete na boca. Foi absolutamente delicioso. Restaurante Core by Clare Smith

Maçã do Core

Sua verdadeira funcao nesse menu é deixar o paladar limpo para o próximo prato.  Restaurante Core

Toranja rosa e limao verbena

Cúpula de merengue recheada com sorvete de limão verbena e decorada com pedacos de toranja. Uma sobremesa divina e um casamento perfeito entre o azedinho e o doce. Agradou tambem aos olhos.  Restaurante Core by Clare Smith

Torta de chocolate quente

Sauternes e Banyuls

Deliciosos petit fours lindamente apresentados e as mini tortinhas de chocolate foram servida ainda quente.

Cada prato foi apresentado por um membro da equipe de Clare, acompanhado por uma história que muitas vezes estava ligada a procedencia, às suas paixões e também à sua experiência em uma fazenda no Condado de Antrim, na Irlanda do Norte. Os pratos mudam dependendo da época e disponibilidade. Legumes são a estrela do menu.

Clareza, coesão, limpeza, pratos inovadores, apresentação, atenção aos detalhes e serviço de primeira classe definem minha experiência no Core.

 

 Core by Clare Smyth

92 Kensington Park Rd London W11 2PN

 www.corebyclaresmyth.com

0203 937 5086

Cuisine: British

Awards:

2 Michelin Stars 5 AA Rosettes

Price: £££

Opcoes sem glúten: Sim

 

 

Compartilhe: Email this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on Google+Share on LinkedInShare on StumbleUponShare on TumblrShare on RedditShare on Yummly

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>