Pudim de leite condensado

Estou convencida de que nós brasileiros temos muitos mais receitas feitas com leite condensado do que qualquer outro país. Há sempre uma lata de leite condensado no meu armário da cozinha para fazer brigadeiro ou o clássico pudim de leite condensado. Pudim é uma receita simples e que requer poucos ingredientes. É popular e sua cremosidade agrada ao paladar de todas as idades. No Sul do Brasil normalmente servimos com sagu, outra sobremesa bem popular feita com pérolas de tapioca e vinho tinto.

Classic Flan

Há duas maneiras de fazer esta sobremesa e ambas necessitam de banho-maria. Eu cozinho em banho-maria no fogão, mas parece que a grande maioria das receitas prefere o metodo banho-maria no forno. Em termos de forma eu uso a tradicional que vem com a tampa, porém basta apenas vedar a forma com duas folhas de papel de alumínio para evitar que a água entre no pudim.

Você pode fazer esta sobremesa 1 ou 2 dias antes de servir e deixá-la dentro da forma, na geladeira e desenformar antes de servir.

Classic Flan Recipe

Pudim de leite condensado
Write a review
Print
Ingredients
  1. 3 ovos
  2. 1 lata de leite condensado
  3. 380 ml de creme de leite fresco
  4. 1 xícara de açúcar
Instructions
  1. Utensilhos: Uma forma para pudim com tampa ou pode vedar a forma com 2 folhas de papel alumínio.
  2. Adicione o açúcar na forma e leve para o fogo médio mexendo constantemente até que o açúcar derreta e forme um caramelo marrom claro ou dourado. Com a colher, lambuze as laterais da forma com o caramelo cuidadosamente para não queimar o açúcar ou a si mesmo. Retire do fogo e deixe esfriar.
  3. No liquidificador, adicione o leite condensado, creme de leite e os ovos. Bata até misturar bem.
  4. Despeje a mistura na forma e cubra com a tampa.
  5. Coloque a forma vedada dentro de uma panela grande e acrescente 4 dedos dentro da panela maior.
  6. Coloque a panela em cima de um fogo alto e deixe a mistura cozinhar em banho-maria por cerca de 40 min. Se a água reduzir, adicione mais água quente.
  7. Retire a panela do fogo, deixe esfriar e coloque na geladeira por 3-4 horas, de preferência durante a noite, até que esteja completamente firme. Preste atenção para o pudim não ficar muito duro pois ele ainda vai ganhar consistência ao esfriar
  8. Pouco antes de servir, passe cuidadosamente a ponta de uma faca em torno do interior da forma para desprender o pudim e desenforme sobre um prato de servir. Coloque a calda de caramelo por cima e sirva.
Dicas
  1. Se você achar que é difícil desenformar o pudim, coloque a forma em cima da chama do fogo médio por menos de um minuto e tente desenformar no prato de servir.
  2. Para evitar cheiro de ovos, bata-os no liquidificador por 3 minutos antes de acrescentar os demais ingredients.
My Delishville http://mydelishville.com.br/
Compartilhe: Email this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on Google+Share on LinkedInShare on StumbleUponShare on TumblrShare on RedditShare on Yummly

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>