Pizza sem glúten

 Pizza sem gluten - My delishville

 Pizza! A segunda coisa, depois do pão françês que veio na minha cabeça ao iniciar a dieta sem glúten. Como muitos, eu era enlouquecida por pizza e saber que não poderia mais desfrutar de uma pizza fininha, crocante saindo de um forno a lenha não foi fácil de digerir e, as primeiras que fiz sem glúten não lembravam em nada o sabor e a textura da versão com glúten.

Foi como terminar um relacionamento e, aos poucos fui esquecendo e passei a não testar mais pois preferia não ver para não lembrar o sabor, textura e o longo caso de amor com a versão com glúten.

Quando as pizzarias comecaram a oferecer a versão sem glúten no menu, fiquei empolgada mas ao provar a empolgação acabou. Não tinha nada de diferente daquela versão sem glúten que fazia em casa. Eu esperava mais e novamente decidi esquecer a antiga paixão.

Dai surgiu a onda da pizza com a base couve-flor que embora seja super saudável também não me convenceu.

Quando fiz a minha receita de baguete, fiquei encantada com a massa e vi que estava diante de uma receita que me daria oportunidade de fazer várias outras coisas com ela, inclusive pizza. Com a adição do farelo de psyllium a massa fica um pouco maleável e é possivel espicha-la. Não é complicada embora o segredo esteja na hora de assar. Eu tenho uma pedra pra pizza mas voce pode perfeitamente fazer usando o verso de uma forma grande e retangular de aluminio. Essa forma deverá ficar no forno esquentando a 200C e a massa da pizza crua será jogada sobre ela e pré-assada para depois colocar a cobertura.

Eu gosto de pizza com massa mais fina pois disfarça um pouco o fato de ser sem glúten. A receita da massa desta, além de ser sem glúten, também não contém leite, nem goma xantana já que muitos celíacos apresentam reação a essa goma. A cobertura fica a seu critério e não aconselho colocar muita quantidade para não pesar na massa e prejudicar a textura dela.

Para quem pode consumir lactose coloquei duas opcoes abaixo uma margarita ou 5 queijos e mozzarella com rúcula que é a minha preferida.

Pizza sem gluten - My Delishville

 

Pizza sem glúten
Rendimento: 1 pizza grande. A massa da pizza eh bsem gluten, sem lactose e sem gomas.
Write a review
Print
Ingredients
  1. 80g de farinha de arroz
  2. 80g de fécula de batata
  3. 30g de amido de milho
  4. 60g de polvilho doce
  5. 35g de farinha de fubá ou farinha de arroz integral
  6. 15g de farelo de linhaça
  7. 14g de casca ou farelo de psyllium (husk)
  8. 10g de fermento granulado de rápida ação para pão
  9. 2 claras
  10. ¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
  11. ½ colher (chá) de sal
  12. 45ml de óleo de girassol
  13. 5ml ou 1 colher de (chá) de vinagre de cidra, ou de arroz/maçã
  14. 2 colheres (sopa) de açúcar não refinado
  15. 1 xícara (250ml) de água morna
  16. COBERTURA 1
  17. Molho de tomate
  18. Fatias de queijo mozzarella ou diferentes tipos de queijos
  19. oregano
Cobertura 2
  1. 1 xícara de molho de tomate para uma pizza grande
  2. 1 bola de mozzarella fresca para cada pizza
  3. Oregano
  4. Rucula ( para colocar apenas antes de servir)
  5. Azeite, vinagre balsamico.
  6. PSYLLIUM HUSK Tem um papel especial na receita e a ausência ou mudança de quantidade altera a consistência da massa ainda crua.
Utensilhos
  1. -Batedeira
  2. -Forno elétrico
  3. -papel manteiga
  4. - 1 forma grande retangular rasa ou 1 tábua de picar
  5. -1 forma grande retangular de aluminio ou uma pedra de assar grande
  6. -filme plástico
  7. - 1 vasilha pequena
Instructions
  1. Em uma vasilha, coloque 1 colher (sopa) de açúcar, o fermento e a água morna. Mexa bem e deixa repousar por 5 – 10 minutos para ativar o fermento
  2. Na tigela da batedeira, coloque todos os ingredientes secos, nao esquecendo do restante do açúcar. Em seguida acrescente as claras, vinagre, óleo e a mistura líquida do fermento. Bata na velocidade média da batedeira por cerca de 5 minutos, desligando de vez em quando para raspar as laterais.
  3. Coloque uma folha de papel manteiga em cima de uma superficie e desenhe bem forte um circulo de 30Cm ( ou duas folhas de papel manteiga e dois circulos de 23cm cada). Vire a folha do lado avesso.
  4. Sobre a folha, polvilhe levemente com farinha de arroz ou de fubá.
  5. Derrame a massa da pizza dentro do circulo (30cm) ou divida a massa em 2 quantidades ( no caso de duas pizzas de 23cm) e espalhe um pouco com os dedos. Polvilhe levemente a massa com farinha de arroz ou fuba.
  6. Com o rolo de espichar forme um circulo de massa.
  7. Deslize o papel manteiga com a massa da pizza sob o verso de uma forma rasa grande. Repita o processo com o outro disco caso fizeres 2 pizzas.
  8. Cubra com filme plástico e leve para descansar em local fechado e que esteja com uma temperatura em torno de 30C e por cerca de 40 minutos hora ou ate crescer um pouco. O tempo varia dependendo da temperature do ambiente e qualidade do ferment.
  9. Enquanto isso, ligue o forno e programe para 200C. Coloque uma forma grande rectangular com o verso para cima ou uma pedra para pizza. Se usares uma forma de alumínio, deixe ela esquentar nessa temperatura por 25 minutos antes de colocar a massa da pizza. Se usares a pedra, deixe esquentando por cerca de 45 min.
  10. Quando a massa estiver crescida e a forma quente, retire-o do local, retire o filme plástico.
  11. Abra o forno e, cuidadosamente, deslize a folha de papel manteiga com a massa sobre a forma quente.
  12. Asse por cerca por cerca de 10 minutos ou ate corar um pouco a borda.
  13. Retire a massa do forno e espalhe o molho de tomate deixando a borda da pizza sem e distribua a mozzarella fresca por cima. Polvilhe com oregano.
  14. Leve para assar até o queijo derreter e a borda estive dourada, cerca de 5-7 minutos.
  15. Retire do forno e tempere a rucula com sal, vinagre basamico, azeite e espalhe por cima da pizza. Sirva imediatamente.
My Delishville http://mydelishville.com.br/
Compartilhe: Email this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on Google+Share on LinkedInShare on StumbleUponShare on TumblrShare on RedditShare on Yummly

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>