Pão sem glúten & sem lactose de batata-doce e linhaça

Pay de batata doce e linhaca - My delishville

Faz tempinho que nao posto uma receita de pão. Esse alem de ser um pão sem glúten é também sem lactose e fiz usando batata-doce.

Consumimos muita batata-doce aqui em casa e gostamos da variedade de batada de cor de abobora. Acho mais suculenta e docinha. Nao sei se tem no Brasil e qual o nome, se alguem sobuber deixe o nome no comentario que atualizo aqui.

Esse pão  é muito gostoso mas ele precise descansar bem, por umas 3 horas, antes de ser cortado e fica delicioso na tostadeira.

Estamos no mês de maio e de 9-15 de maio é a semana de conscientizacao sobre a doenca celiaca aqui no Reino Unido e no dia 15 de maio, o dia do Celiaco no Brasil. Como preciso de mais tempo para as postagens decidi, como ja fazia no Delishville Sem Gluten, fazer do mes de maio, o mes da conscientizacao sobre a DC entao vai ter alguns posts bem interessantes. Fiquem de olho.

 

Pao de batata doce e linha - My Delishville

 

Pão sem glúten, sem lactose de batata-doce e linhaça
Rende 2 paes pequenos, sem glúten & sem lactose
Write a review
Print
Ingredients
  1. 90g de farinha de arroz
  2. 45g de farinha de milho tipo fuba
  3. 70g de polvilho doce
  4. 90g fécula de batata
  5. 40g de amido de milho
  6. 45g de farelo de linhaça
  7. ½ colher (chá) de sal
  8. 1 colher (sopa) de açúcar demerara
  9. 2 colheres (sopa) de farelo de psyllium
  10. ½ colher (chá) de goma xantana - opcinal
  11. 7 g de fermento para pão
  12. 100g de purê de batata-doce – usei a de cor abobóra
  13. 2 claras
  14. 1 ½ xícara de água morna
  15. 2 colheres (sopa) de óleo de girassol
  16. 5ml ou 1 colher (chá) de vinagre de maçã
Instructions
  1. Em uma vasilha, coloque 1 colher (chá) de açúcar, o fermento e ½ xic de água morna. Mexa bem e deixa repousar por 5 minutos para ativar o fermento.
  2. Na tigela da batedeira, coloque o acessorio pazinha e adicione todos os demais ingredientes secos nao esquecendo do restante do açúcar demerara . Em seguida acrescente 1 xic de água morna, as claras, batata-doce, vinagre, óleo e a mistura líquida do fermento. Bata na velocidade média da batedeira por cerca de 5 minutos, desligando de vez em quando para raspar as laterais.
  3. Unte com azeite 2 formas pequenas tamanho 15x9.5x8 ( ou 1 forma de 22cm) com azeite e polvilhe-as com farinha de fuba. Transfira a massa para as formas.
  4. Deixe descansando em um lugar fechado e com temperatura em torno de 35C por cerca de 1 hora.
  5. Pré-aqueça o forno a 180 °C ou 375 ° F e leve as duas formas pao forno e asse por cerca de 40 minutos.
  6. Tire o pão da forma de deixe descansando em uma grade.
  7. O pão vai continuar gelatinizando e formar textura por isso é importante deixar o pão esfriar completamente por cerca de 3 horas antes de fatiar caso contrario a textura vai ficar bem estranha.
  8. Conserve na cesta ou fatie e congele (envolvido em papel manteiga e depois dentro de saco próprio para congelamento).
My Delishville http://mydelishville.com.br/

 

Compartilhe: Email this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on Google+Share on LinkedInShare on StumbleUponShare on TumblrShare on RedditShare on Yummly

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>