Pão francês sem glúten

 

Pão francês My Delishville

Para quem me acompanha há alguns anos deve ter percebido que nas novas receitas as medidas mudaram e eu passei a usar gramas no lugar de xicaras, exceto quando a pilha da minha balanca acaba e então eu tento fazer algo usando medidas caseiras.

Essa receita de pao frances faz parte das receitas que estavam no outro blog e ainda estao em medidas caseiras. Se voce gosta das minhas receitas e ainda nao tem uma balanca digital sugiro que compre uma pois em gramas voce nao corre tanto o risco de ter um resultado diferente do que eu obtenho. A outra vantagem de escrever uma receita em gramas é que fica mais fácil para o meu leitor calcular o valor nutricional da receita, calorias casa desejar. 

Lembre-se que mesmo seguindo uma receita usando gramas e sem fazer nenhuma substituicao, varias outras coisas podem contribuir para dar errado. Cheque sempre a validade do fermento embora eu acho difícil um fermento vencer na casa de um celíaco ou sensível ao gluten e que goste de cozinhar. As farinhas de arroz por exemplo, podem ter granulação diferente entre uma marca e outra e, então, absorver uma quantidade maior ou menor de agua. O clima também pode influenciar na absorção da agua. 

O forno é outro detalhe importantissimo e ja ouvi de um fabricante que eles trabalham com uma margem de 10% de erro, para mais ou para menos. Eu uso o forno da marca Bosch, eletrico, embutido e com ventoinha e quando estava na casa dos meus pais no Brasil fiquei um pouco confusa com o forno elétrico e a textura do meu pao-de-lo não ficou a mesma. Entao quando seguires perfeitamente uma receita e mesmo assim ela der errado, lembre-se que o problema nao é voce mas pode sim ser algumas das coisas que citei acima ou o somatório delas. 

Para essa receita de pao francês fiz as forminhas usando papel aluminio. Basicamente cortei varias folhas e coloquei uma em cima da outra e fui moldando ate ficar uma forminha pequena mas fique a vontade para escolher a forma ou molde para assar.

Esse pao tem peso de uma pena e tem textura de pao frances, ou seja, com o miolo fininho e furadinho. A casca fica crocante por fora ao sair do forno mas depois vai amolecendo pois a receita contem bastante amido. Deixe esfriar bem antes de cortar pois ao sair do forno ainda vai estar gelatinizando.

Pao Frances sem Gluten - My Delishville

Pão francês sem glúten
Rendimento 6 - Sem Glúten & Sem Lactose
Write a review
Print
Ingredients
  1. 2 xícaras de farinha preparada sem glúten III
  2. 3 colheres (sopa) de farelo de amêndoas (em alguns lugares chamam de farinha de amêndoas)
  3. 7g ou 1 sachet de fermento granulado para pão
  4. 1 ovo inteiro + 1 clara (usei ovos grandes)
  5. 2 cápsulas ou 2.5ml ou ½ colher (chá) de psyllium husk em pó (ou 2 colheres ( sopa) de farelo de psyllium)
  6. 1 colher de sopa de goma xantana (ou CMC)
  7. ¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
  8. ½ colher (chá) de sal
  9. 1 colher (chá) de gelatina em pó sem sabor
  10. 3 colheres (sopa) de margarina sem lactose derretida (ou margarina comum, para quem nao tem problema com lactose)
  11. 5ml ou 1 colher de (chá) de vinagre de arroz ou de maca
  12. 1 ½ colher (sopa) de mel
  13. 1 xícara (250ml) de água morna
  14. Semente de gergelim para decorar
  15. Farinha de mandioca ou de milho tipo polentina para polvilhar as forminhas.
  16. FARINHA PREPARADA SEM GLUTEN III - RENDE 5 XICARAS
  17. 1 xícara de farinha de arroz
  18. 1 ½ xícara de maizena
  19. 1 ½ xic de polvilho doce
  20. ½ xícara de farinha de milho fina ( fuba )
  21. Misture bem todos os ingrediente e coloque num recipiente fechado.
Quanto as formas
  1. Forma de baguette perfurada seria o ideial para assar os pães mas pode fazer suas próprias forminhas com papel alumínio que calharam muito bem porém não deixa o fundo do pão bem crocante.
  2. Podes preparar as forminhas de alumínio enquanto espera a massa bater na batedeira, mas o ideal é que faça com antecedência.
  3. Para cada forminha vai precisar de 50cm de papel alumínio . Corte e dobre algumas vezes ( 4-5). Molde em formato de forminhas ovais no tamanho de 15cm de comprimento x 5 cm de largura e 5-7 cm de altura.
  4. Se preferir pode usar algo oval ou retangular para ajudar a moldar.
Modo de preparo do pão
  1. Coloque dentro da batedeira todos os ingredientes secos.
  2. Em seguida acrescente os ovos, o mel, vinagre, margarina sem lactose derretida e a água morna. Bata na velocidade média da batedeira por cerca de 8 minutos, desligando de vez em quando para raspar as laterais.
  3. Unte as forminhas com óleo de girassol e polvilhe com farinha de milho grossinha ( tipo polentina) ou farinha de mandioca ( evita que a massa grude no alumínio).
  4. Coloque duas colheres (sopa) de massa dentro de cada forminha e esparrame-a para que cubra o fundo da forminha (a massa vai estar bem pegajosa). Se preferir, lave as maos e seque. Unte os dedos com oleo e deslize sobre a massa para que ela fique bonitinha dentro da forminha.
  5. Polvilhe por cima do massa sementes de gergelim ou farinha de milho. Leve para descansar em um ambiente quentinho ( 30C) e sem vento ate dobrar em volume.
  6. Pre-aqueca o forno a 180C e asse os paes por 30 minutos ou mais , dependendo do forno.
  7. Assim que estiverem assados, retire-os do forno e deixe-os descansando em uma grade. Retire o papel alumínio com cuidado.
  8. Deixe esfriar antes de cortar.
  9. Observação: assim como acontece com o pão francês com gluten, a casquinha crocante não dura muitas horas mas basta aquecê-lo novamente no forno por 5 minutos que ele volta a ficar crocante.
Notes
  1. Psyllium: Tem um papel especial na receita e a ausencia dele muda a consistencia da massa ainda crua. Pode sem encontrado em farmacias normais ou de manipulacao ou loja de produtos para suplementacao alimentar.
  2. Medida das colheres
  3. 1 colher de sopa = 15ml
  4. 1 colher de chá = 5ml
  5. 1/2 colher de chá = 2.5ml
  6. 1/4 colher de chá= 1.25ml
Medida em Xicaras
  1. 1 xicara = 250ml
  2. 1/2 xicara = 125ml
  3. 1/3 xicara = 80ml
  4. 1/4 xicara = 60ml
My Delishville http://mydelishville.com.br/
Compartilhe: Email this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on Google+Share on LinkedInShare on StumbleUponShare on TumblrShare on RedditShare on Yummly

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>