Pão de linhaça sem glúten

Pão de Linhaça sem gluten - My Delishville

Essa receita pão de linhaça tem a consistência de um bolo firme porem, ela anda em contramão ao que, na maioria das vezes, nos buscamos alcançar nesse mundo da culinária sem gluten; pães lindos e que imitam o sabor e textura dos pães com gluten.

Para alcançar nossos objetivos,  adicionamos em nossa receitas gomas, gelatinas, vitamin C culinária dentre outras coisas e esquecemos que, o que o nosso sistema digestivo precisa, na minha opinião, é apenas de algo simples, rico em vitaminas, algo que o acalme e não o machuque ou faça-o trabalhar além do necessário.

Para ele, asssim como para a maioria de nos, o interior é mais importante que o exterior então, se voce está naquela busca frenética para conseguir fazer um pão lindo lembre-se que talvez esse não seja o caminho mais correto, precisamos é de saúde e por isso precisamos nos preocupar com o valor nutricional daquilo que ingerimos e não se esta bonito ou não.

Para quem tem acesso a farinha de quinoa, recomendo usar ela no lugar da farinha de fubá para elevar ainda mais o valor nutricional deste pão. Também pode diminuir um pouco a quantidade de linhaça e colocar farelo de sementes de abóbora feita no processador mas o sabor e a consistência mudam levemente. 

Por ser um pão mais caro, eu faço e corto-o em fatias e então congelo separadamente tendo o cuidado de vedar bem. Uma fatia desse pão ja e o suficiente para me deixar saciada.  Voce pode intercalar com outros pães durante a semana ou para compensar quando percebe que sua alimentação do dia não foi tao saudável como gostaria.

O sabor é diferente mas minha filha Manuella de 3 anos aprovou.

Pão de linhaça
Sem gluten, sem lactose e sem gomas
Write a review
Print
Ingredients
  1. 200g de farelo de linhaça
  2. ½ xic de farinha de arroz integral
  3. ½ xic de farinha de fubá
  4. 2 colheres (sopa) de açúcar demerara
  5. 2 colheres (sopa) de fermento em pó royal
  6. 4 ovos
  7. ½ colher (chá) arredondada de sal
  8. 200ml de leite sem lactose
  9. 80ml de água
  10. 60ml de óleo de coco ou de girassol
Instructions
  1. Pre-aqueca o forno para 180C.
  2. Prepare uma forma de pão forrada com papel manteiga.
  3. Na tigela da batedeira coloque os ovos, oleo de coco, leite, agua e bata, na velocidade média, até misturar bem os ingredientes.
  4. Adicione os ingredientes secos e bata em velocidade média por mais 1 minuto.
  5. Coloque a mistura dentro da forma e leve para assar.
  6. Asse por 35 minutos, abra rapidamente o forno e gire a forma e asse novamente por mais 35 minutos até que fique dourado e ao colocar um palito no centro do pão este saia limpo.
  7. Retire o pão do forno e deixe esfriar na forma por uns 10 minutos. Retire da forma e deixe esfriar completamente em uma grade antes dem fatiar.
Notes
  1. Medida colheres
  2. 1 colher de sopa = 15ml
  3. 1 colher de chá = 5ml
  4. 1/2 colher de chá = 2.5ml
  5. 1/4 colher de chá= 1.25ml
  6. Medida em Xicaras
  7. 1 xicara = 250ml
  8. 1/2 xicara = 125ml
  9. 1/3 xicara = 80ml
  10. 1/4 xicara = 60ml
My Delishville http://mydelishville.com.br/
Compartilhe: Email this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on Google+Share on LinkedInShare on StumbleUponShare on TumblrShare on RedditShare on Yummly

Comments

  1. Valeria Ely says

    Vou experimentar tua receita…Meu marido é celíaco e nossa filha tem intolerância à lactose…hoje em dia, é mt mais fácil, já tem mts produtos e misturas, tem queijos, nata, requeijão sem lactose, mas há anos atrás, não tinha nada no mercado, foram tempos bem complicados…

    Grande abraço!!!

    • says

      Ola Valeria, espero que voce goste. Gracas a Deus hoje temos uma oferta maior e melhor de produtos mas os precos ainda continuam altos. um abraco e se fizeres passe aqui depois para deixar teu comentario.

  2. Juliane de Godoy says

    Bom dia Leila!
    Gostaria de saber se posso substituir a linhaça por outro ingrediente. Tenho Síndrome do Intestino Irritável e não posso comer linhaça.
    Desde já, agradeço.
    Juliane.

    • says

      oi Juliane, voce pode substituir por outras farinhas mais ricas em proteinas como a de grao de bico mas a quantidade de agua devera ser aumentada tambem e a textura e sabor vai mudar mas apartir dessa base pode fazer outras sim. abracos

  3. Quenia Juliana says

    Não tenho papel manteiga, será que posso fazer é colocar a massa direto na fôrma untada?
    Desde já, agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>