Muffins saudáveis de blueberries – Sem glúten, sem leite e sem adição de açúcar

Muffins de blueberries  sem gluten - My Delishville

Minha filha adora muffins (o que ela chama de cupcakes)  e acredito seja porque foi a primeira coisa que comecei a fazer com ela nas nossas “aulas  de culinária” em casa quando ela tinha quase um ano de idade.

Acho super importante esse contato da crianca na preparacao do alimento principalmente criancas com paladar exigente. Ela tem melhorado muito e vem aceitando muitas coisas que antes ela tinha chiliques so de ver no prato. Aos poucos ela vai perdendo o medo do novo e vamos fazendo pequenos progressos.  

Percebo tambem que tem melhorado suas habilidades de coordenação. Ela já coloca a massa dentro das forminhas sem derramar fora da forma. Quando lhe pergunto como se faz cupcakes ela responde dizendo: coloca tudo na bowl (tigela), mistura, mistura, colocar na forma e no forno. Ela já assimilou a sequência.

Eu tento sempre que possivel, fazer muffins saudáveis e normalmente uso as bananas, maçãs ou peras que ja estao bem maduras e que ninguém quer comer. Frutas alem do valor nutricional tambem ajudam a manter os muffins úmidos e desta vez eu usei alguns blueberries que sobraram da decoracao de uns bolos.

Muffins de blueberries sem gluten - My Delishville

Além deles, usei a pasta de tamaras, que postei aqui, no lugar do açúcar. O resultado ficou  um muffin levemente doce, úmido e que a minha filha realmente gostou. Nao senti a necessidade de adicionar mais oleo ou acucar. Comemos meia dúzia e o resto eu embrulhei individualmente em um saco e coloquei no congelador e levar um por dia para acompanhar uma xícara de chá com leite no trabalho.

Nesta receita você pode substituir a farinha de teff pela de quinoa, sorgo ou grão de bico. A pasta de tâmaras pela de ameixa e blueberries por amoras.

Muffins de blueberries sem gluten - My Delishville

Muffins saudáveis de blueberries - Sem glúten, sem leite e sem açúcar
Yields 12
Sem glúten, sem lactose e sem açúcar
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Ingredients
  1. ½ xícara de farinha teff
  2. ¼ xícara de farinha de arroz integral
  3. ¼ xícara de farinha de arroz
  4. ¼ xícara de fécula de batata
  5. ¼ xícara de amido de milho
  6. ¼ xícara de povilho doce
  7. 3 colheres (sopa) de farelo de linhaça
  8. 1 colher (sopa) de casca/ farelo de psyllium
  9. 1colher (chá) fermento para bolo, sem glúten
  10. 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  11. 2 ovos
  12. 1 xic (250ml) m pasta de tamaras
  13. ½ xícara (125ml) de leite sem lactose e sem caseina
  14. 100ml óleo de coco ou girassol
  15. 1 colher (chá) extrato de baunilha
  16. ½ xícara de blueberries frescas
Instructions
  1. Pre-aqueca o forno para 180C.
  2. Prepare a forma de muffins colocando 12 forminhas de papel.
  3. No recipiente da batedeira, adicione todos os ingredientes secos. Em seguinda coloque os ovos, a pasta de tamaras e todos os ingredientes liquidos. Bata ate misturar bem. Desligue e adicione os blueberries e misture com auxilio de uma espátula.
  4. Usando uma concha de sorvete, coloque 1 colher cheia de massa dentro de cada forminha de papel.
  5. Leve para assar por 17-20 minutos ou ate inserir o palito e ele sair limpo.
  6. Retire do forno e da forma e deixe descansando em uma grade.
Notes
  1. Substituições: farinha de teff pela de quinoa, sorgo ou grão de bico. A pasta de tâmaras pela de ameixa e blueberries por amoras.
  2. Medida colheres
  3. 1 colher de sopa = 15ml
  4. 1 colher de chá = 5ml
  5. 1/2 colher de chá = 2.5ml
  6. 1/4 colher de chá= 1.25ml
  7. Medida em Xícaras
  8. 1 xicara = 250ml
  9. 1/2 xicara = 125ml
  10. 1/3 xicara = 80ml
  11. 1/4 xicara = 60ml
My Delishville http://mydelishville.com.br/
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