Brownie de feijão preto

Brownie de feijão preto - My Delishville

A vida é uma caixa de surpresa e isso é a mais pura verdade. Nunca sabemos o que vai acontecer amanhã, se vai ser algo bom ou ruim para nós, para nossa família ou para o nosso futuro. Se estamos prontos ou não para as pequenas ou grandes surpresas e como vamos reagir. Se isso trará algum significado ou lição. Se abrirá um novo ciclo em nossa vida ou vem para fechar um antigo.

Algumas coisas podem nos abalar completamente de uma maneira que nos faz perder o controle e nos surpreendem com nossas próprias reações. Outras colocam cada peça em seu devido lugar. Enfrentar os desafios e tudo o que vem pode nos fragilizar por um momento mas também nos faz crescer, nos ensina e nos deixa mais fortes.

Cozinhar é uma terapia para mim. É o melhor método de reflexão ou cura que descobri para mim mesma. É também aromaterapia. Quem não gosta de um cheiro de um bolo de chocolate ou banana sendo assado ou de biscoitos amanteigados saindo quentinhos do forno?

Como não sou uma grande fã de dias frios pois eles me fazem sentir, por vezes, depressiva, busco na culinária um aconchego para esquecer o tempo frio, chuvoso e longos dias de inverno.

Eu cozinho para liberar meus sentimentos, minha alegria, minha ansiedade, meu amor. Para melhorar o meu humor, me deixar mais calma, manter o foco. Se estou triste, preocupada ou se preciso de muita meditação, procuro cozinhar ou assar algo que me deixe conectada com aquela receita por algumas horas e de uma forma bem profunda. Cozinhar é mágico e tem um efeito poderoso na minha vida.

No entanto, rendeu alguns quilinhos extras durante os últimos anos. Aumentei de peso quando comecei a minha dieta sem glúten, como acontece com a maioria das pessoas; depois de ter passado por um aborto espontaneo porque encontrei na comida o comforto que precisava e, obviamente, quando  engravidei de Manuella.

Estava levando um certo tempo para voltar em forma novamente, mas desde o ano passado estou determinada a eliminar os 7 quilos extras que me incomodam. Se você seguia o meu antigo blog vai notar que minhas receitas estão mudando lentamente. Estou usando ingredientes mais saudáveis, reduzindo o açúcar, adicionando mais fibras, farinhas sem glúten de alto valor proteíco nas minhas receitas e ainda tendo o cuidado para que o resultado não tenha apenas boa aparência, mas sabor delicioso.

Eu amo brownies então, ao invés de um brownie bem calórico e doce, resolvi fazer uma receita usando o que nós, brasileiros, crescemos comendo quase todos os dias: feijão preto.

Brownie de feijão preto - My Delishville

Eu sei, soa estranho, mas acredite é realmente muito bom.

Eu deixo o feijão de molho na água durante a noite para eliminar o ácido fítico. Troco a água novamente para reduzir o efeito de gás que o feijao causa e cozinho até ficar macio. A receita do feijao está aqui, porem nao adicione nenhum tempero.

Brownie de feijão preto - My Delishville

Esta receita passou pelo controle de qualidade da minha filha, dos participantes do meu Workshop, e me deixou muito feliz com isso. Esta receita é bem pequena, para duas pessoas e é melhor se consumida no mesmo dia. No dia seguinte, ele vai se quebrar um pouco, mas eu mantive-a na geladeira por alguns e eu também congelei. No lugar do cacau em pó, pode utilizar alfarroba em pó, mas o sabor vai alterar ligeiramente.

Brownie de feijão preto - My Delishville
Serves 2
Sem glúten, sem lactose e sem caseína
Write a review
Print
Ingredients
  1. 300g de feijao cozido e sem caldo
  2. 80ml de óleo de coco
  3. 45g de cacau em pó
  4. 2 ovos inteiros
  5. 1 colher de chá de fermento royal ( sem glúten)
  6. 75g de xarope de agave ou mel
  7. 2 colheres (chá) de extrato de baunilha
  8. 1 pitada de sal
Para cobrir
  1. 50g de nozes tipo pecans , castanhas de caju ou avelas picadas ou chocolate 70% cacau picado
Instructions
  1. Forre com papel manteiga uma forma ou pirex pequeno retangular tamanho14cm x 19cm.
  2. Pré-aqueca o forno a 180C.
  3. Coloque todos os ingredientes no processador, exceto o fermento em po e as nozes. Bata bem até ficar cremoso.
  4. Adicione o fermento em pó e pulse para misturar bem.
  5. Coloque a mistura na forma, polvilhe com as nozes ou avelas picadas e leve para assar por aproximadamente 30 minutos.
  6. O brownie vai crescer e ficar com rachaduras mas estas abaixam e suavizam quando o brownie esfriar.
  7. Retire do forno e deixe esfriar bem antes de cortar.
  8. Mantenha-os na geladeira e consome-os em dias ou congele.
My Delishville http://mydelishville.com.br/
Compartilhe: Email this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on Google+Share on LinkedInShare on StumbleUponShare on TumblrShare on RedditShare on Yummly

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>