Bolo salgado de couve-flor – Sem Glúten

Bolo salgado de couve-flor –  Sem Glúten

Quem acompanha o blog já ouviu falar no livro ou no restaurante Ottolenghi e, inclusive já postei várias receitas no meu antigo blog. Sou super fã do Yotam Ottolenghi, um Israelense radicado em Londres, super talentoso que cria receitas com uma combinação maravilhosa de sabores e forte influência mediterrãnea. Seu mais novo restaurante será aberto no Soho em breve. Seu segundo livro Plenty é uma festa de cores e sabores, com ingredientes simples mas mouthwatering.

 Há tempos o acompanho através de sua coluna no jornal The Guardian, e foi lá que me encantei com essa receita de bolo de couve flor, uma ótima oportunidade para as mães que querem introduzir essa hortaliça na alimentação das crianças.

 Subsituí a farinha de trigo pela farinha sem glúten e acrescentei um poquinho de azeitonas picadas. Enquanto assava, o cheirinho delicioso se espalhava pela casa. Dona Celia, que sempre me ajuda aos sábados e degusta minhas experiências, chegou na cozinha e perguntou: Leila, o que você está assando que tem esse cheirinho tão gostoso?

 Quanto a farinha sem glúten, eu usei a da marca Doves farm pois queria acabar com um restinho que tinha em casa mas, pode usar qualquer outra farinha ou uma das misturas de farinha sem gluten.

Bolo salgado de couve-flor – Sem Glúten
Write a review
Print
Ingredients
  1. 1 couve-flor média, 650g- 700g
  2. 1 cebola roxa grande, descascada
  3. 125 ml ou ½ xic de azeite de oliva
  4. ½ colher de chá de alecrim picado
  5. 10 ovos, médios
  6. 20g de manjericão picado
  7. 2 colheres (chá) de salsa picada
  8. 180g de mistura de farinha sem glúten – Usei Doves Farm
  9. 2 ½ colher de chá de fermento em pó sem glúten
  10. 220g de queijo parmesão ralado ou outro queijo curado
  11. Azeitona picada (a gosto e opcional) Sal e pimenta do reino (não usei) Manteiga, para untar
  12. 2 colheres de sopa de sementes de gergelim
Instructions
  1. Aqueça o forno a 180C. Corte a couve-flor mantendo as flores e eliminando o excesso de talo. Coloque-as em uma panela com uma colher de chá de sal, cubra com água e cozinhe por 15 minutos. Coe e deixe no escorredor por alguns minutos para escorrer toda a água.
  2. Corte alguns anéis de 0,5 centímetros de uma extremidade da cebola e reserve (estes vão em cima do bolo); pique o resto.
  3. Aqueça o azeite em uma frigideira e em fogo baixo refogue a cebola picada e o alecrim, durante oito minutos. Retire do fogo, deixe esfriar, acrescente os ovos e manjericão e misture.
  4. Peneire a farinha, o fermento em pó numa tigela grande e adicione o parmesão, sal e pimenta. Adicione a mistura de ovos e bata para eliminar grumos. Adicione a couve-flor e mexa delicadamente para não quebrar as flores.
  5. Forre o fundo de uma forma de 24cm com papel vegetal. Pincele as laterais com manteiga, coloque as sementes de gergelim e chacoalhe para que grudem nas bordas da forma. Coloque a massa com a couve-flor e salpique os anéis de cebola por cima.
  6. Asse o bolo no centro do forno por 45 minutos, até dourar. Sirva morno ou em temperatura ambiente.
Adapted from A receita original é do Ottolenghi e foi adaptada para a versao sem gluten
Adapted from A receita original é do Ottolenghi e foi adaptada para a versao sem gluten
My Delishville http://mydelishville.com.br/
Compartilhe: Email this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on Google+Share on LinkedInShare on StumbleUponShare on TumblrShare on RedditShare on Yummly

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>